Faltando uma semana para o início da janela agronômica de plantio dotrigo no Paraná e 1 mês no Rio Grande do Sul (segundo o zoneamentoagroclimático 2012), trazemos hoje as primeiras expectativas de clima para asemeadura do cereal nas principais regiões produtoras de trigo do Brasil.
Segundo dados do CPTEC, estimando o comportamento de chuvas etemperatura nos próximos três meses (março, abril e maio), espera-se grossomodo que as temperaturas se mantenham dentro da normal climatológica para operíodo na região Sul do país, minimizando em um primeiro instante o risco degeadas precoces, ainda que neste período (desenvolvimento vegetativo) as geadasnão exerçam risco aos rendimentos da cultura do trigo.
Com a relação às chuvas, segundo o órgão governamental nota-se umamaior probabilidade de ocorrência de precipitações acima da normalclimatológica para o período. Este cenário fica mais caracterizado nas regiõesprodutoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Paraná, a única região favorecida por esta provável abundância deumidade seria a porção leste, onde se situa os Campos Gerais. Ainda assim amanutenção da normal climatológica de distribuição de chuvas garantiria um bomestabelecimento da cultura nas demais regiões (Noroeste, Norte, Oeste, Sudoestee Centro-Sul).
Dados ainda preliminares, com o clima no período crítico da culturaestando melhor estimado nas previsões do triênio maio-junho-julho, quando amaior parte das lavouras estarão em período de florescimento.
Fonte: AF News