comunicação Últimas Notícias

PRODUTIVIDADE: Cuidados na cultura do trigo e milho

Compartilhar

Com o início do mês de setembro a cultura do trigo em sua maioria está na fase de floração, em algumas áreas com enchimento de grão. O coordenador de cereais de SC, Celiomar Crestani, explica que a recomendação neste momento é realizar o monitoramento das áreas e o acompanhamento de pragas, principalmente as aplicações com o manejo cultural dos tratos fúngicos preventivo para as doenças.

O trigo pode apresentar doenças desde a sua fase inicial, como manchas. Neste ano tivemos uma incidência anormal, devido a condição do clima, mas os tratos realizados supriram o controle das doenças e o trigo vem se desenvolvendo em perfeitas condições na sua grande maioria", descreve Celiomar.

Por isso a assistência técnica mostra-se tão importante neste processo. Por exemplo a aplicação de produtos no controle de algumas pragas, precisam ter devida execução. O produto certo aplicado num momento errado do dia ou do período de umidade e chuva acaba sendo desperdiçado.

Já o milho está associado à produção pecuária, gado de leite e suinocultura, uma cultura de alta demanda para o consumo e para subsistência da própria propriedade. Para a região além de ser uma cultura de alto investimento se compararmos com soja ou até mesmo com o trigo do inverno, o milho é uma das culturas que requer maior o uso de insumos, quantidades maiores de fertilizantes

Crestani destaca que os critérios que devem ser levados em consideração na cultura do milho, são uma boa dessecação, áreas realmente limpas e um bom preparo das máquinas de plantio na regulagem.

"Caso algumas lavouras tenham a presença de plantas voluntárias de soja provavelmente haverá ataques de percevejo no milho cedo. Assim que os primeiros grãos começarem a emergir, é necessário fazer o tratamento contra o percevejo. Essa praga normalmente fica hibernada no inverno fica numa fase de latência aí sobre a palhada, mas muitas vezes, a gente vendo que sobrando plantas voluntárias de soja, ainda continuam favorecendo a maior propagação dessa praga,” finaliza.

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados