comunicação Últimas Notícias

Colheita de soja no país avança e se aproxima da metade do total (Reuters)

Compartilhar

O tempo mais seco no Centro-Oeste permitiu o avançoda colheita de soja na última semana e elevou o índice do total colhido noBrasil na temporada 2012/13 para quase metade da área total, apontaramconsultorias nesta segunda-feira.

A colheita já foi realizada em 46por cento das áreas cultivadas, segundo a AgRural, crescimento de 10 pontospercentuais ante a semana anterior, e já igualando a média da última temporada.

Numa estimativa semelhante, aconsultoria Clarivi apontou avanço da colheita para 46,4 por cento da áreaplantada, contra 37 por cento uma semana antes, e 43,7 por cento na primeirasemana de março de 2012.

Em Mato Grosso, o principalEstado produtor, a colheita já atinge 75 por cento da área, segundo a AgRural, e73,4 por cento segundo a Clarivi, com a parada das chuvas em meados defevereiro.

"Em Mato Grosso do Sul, acolheita saltou de 59 por cento para 85 por cento em uma semana, deixando oEstado bem à frente dos 68 por cento de um ano atrás", disse a AgRural, emrelatório.

No Paraná, segundo maior produtordo Brasil, a colheita já atingiu cerca de metade da área cultivada, segundo asconsultorias.

"Os últimos sete dias foramde tempo mais seco em boa parte do Estado, com exceção do oeste e do extremonordeste, onde as chuvas vieram acima do normal", disse a AgRural, sobre acolheita paranaense.

Já no Rio Grande do Sul, outroimportante Estado produtor, a colheita está ainda no começo, tendo avançadopara 2 por cento da área na última semana.

"Esta semana as chuvas vãoseguir em forma de pancadas, então não teremos grandes problemas noCentro-Oeste", disse o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, daSomar Meteorologia.

Enquanto isso, no Sul do país,uma frente fria está se formando, com muitas chuvas no início da semana,provocando uma parada de todas as atividades de campo a partir da tarde destasegunda-feira, acrescentou Santos.

PORTOS

Para Santos e Paranaguá, os doisprincipais portos de embarque de grãos, onde há registro de longas filas denavios, a previsão é de algumas chuvas.

"Amanhã em Paranaguá,quarta-feira em Santos. Isto deve afetar um pouco os transportes, ocarregamento de grãos e vai atrasar ainda mais", salientou oagrometeorologista, lembrando que os embarques são interrompidos em caso dechuva, para não elevar a umidade dos grãos no porão dos navios.

Fonte: Reuters

Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2024 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados