Nesta quarta-feira (13) foi realizada a 20ª edição do Seminário Técnico Agroceres PIC e Cooper A1, no município de Iporã do Oeste. Um evento para produtores, equipe técnica e diretoria, um momento para análise do cenário atual dessa atividade tão importante.
O evento contou com duas palestras, ‘Desafios, Oportunidades e Tendências da Suinocultura’, com o gerente de produção animal da Cooper A1, Carlos Eduardo Cerutti Dal Piva, e ‘Biossegurança Aplicada Considerando as Diversidades das Granjas’, com Gustavo Simão gerente de serviços veterinários da Agroceres Pic.
A premiação realizada no evento reconhece três suinocultores em duas categorias, até 800 matrizes e acima de 800. Neste ano os ganhadores até 800 matrizes foram:
3º lugar Joari Mattielo de Guaraciaba
2º lugar Jair Junges de Iporã do Oeste
1º lugar Marciele Ana Brand de São João do Oeste
Ganhadores pelo terceiro ano consecutivo, Marciele e seu marido Ariel, destacaram que o desafio desse ano da granja foi a sanidade. Aonde o trabalho em equipe e a assistência técnica foram essenciais para alcançar os objetivos. Marciele Brand e Ariel Specht.
Acima de 800 foram:
3º lugar Olmar Pauli de Tunápolis
2º llugar Valdomiro Schweickert de Tunápolis
1º lugar Euzebio Heck de Iporã do Oeste
Tainara Heck, representando seu pai Euzebio, emocionada compartilhou com o público que há três anos ela esteve presente no seminário, e desde então motivou a equipe para que as metas fossem alcançadas e conquistassem o primeiro lugar. Tainara Heck
O Diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado relembrou a parceira de 20 anos junto a cooperativa, das primeiras reuniões e como isso tem impactado positivamente a comunidade. Da mesma forma, o presidente Lauri Inácio Slomski, destacou a solidez da Cooper A1 na qual tem realizado grandes investimentos na suinocultura.
A atividade teve seu início na Cooper A1 há 35 anos e hoje conta com 80 produtores integrados e mais de 450 funcionários ligados a atividade de granja. Todo esse trabalho diário, soma mais de 55 mil matrizes suínas. Ao final de 2023 a produção atingiu 138,9 mil toneladas.