Parceria de 25 anos entre Sebrae e Aurora Coop atendeu quase 60 mil pessoas
“O programa Encadeamento Produtivo Aurora Coop e Sebrae revolucionou a maneira como as propriedades rurais eram enxergadas na região”, enalteceu o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, durante evento de avaliação das ações realizadas em 2024. O encontro reuniu na Associação dos Funcionários da Cooperativa Agroindustrial Alfa (AARA), em Chapecó, representantes do Sistema Aurora Coop, do Sebrae/SC e consultores que aplicam os cursos nos municípios. A programação consistiu de apresentação dos resultados obtidos, na evolução conquistada no campo, na projeção para 2025 e na palestra de mágica com Lucca Viery.
Trennepohl fez um resgate do programa que busca oportunizar conhecimentos e técnicas para melhorar a organização do empreendimento, auxiliar na identificação de oportunidades, ampliar a competitividade, incentivar a cooperação e promover a competência tecnológica e de gestão das empresas rurais. Também são oferecidas informações necessárias para o produtor realizar as análises, avaliar os problemas e identificar as oportunidades de melhorias. A iniciativa é desenvolvida com produtores rurais vinculados à Aurora Coop e suas cooperativas filiadas.
“Por muito tempo, a imagem coletiva do campo que ficou enraizada na consciência do produtor foi de que seu papel era trabalhar com a terra. Mas, a partir de 1993, quando iniciamos as capacitações De Olho e Qualidade Total Rural, eles começaram a compreender que esse conceito não era verdadeiro, porque suas atividades iam além de produzir e contemplavam a gestão de sua propriedade, com isso, aos poucos foi incorporando uma nova denominação de empreendedor, mas esse processo foi silencioso e construído em quase três décadas”, analisou Trennepohl.
Mais do que assistência técnica, o programa incentiva a ampliação da visão do empreendedor para a gestão dos negócios. “Essa diferença é fruto do trabalho desenvolvido pelo programa Encadeamento Produtivo. Uma metodologia que casou perfeitamente com a filosofia cooperativista”, enalteceu Trennepohl. Esta parceria de 25 anos entre Sebrae e Aurora Coop viabilizou o atendimento de quase 60 mil pessoas e mais de 35 mil empresas rurais, com a formação de 2.324 grupos de capacitação.
O diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, fez uma alusão da contribuição do programa ao mencionar a transformação da economia rural. “Em algumas regiões saímos do zero e hoje visualizamos a mudança. Então, todos os dias preparamos os empreendedores para que possam aproveitar as oportunidades da vida”, apontou. Zordan também reconheceu o trabalho dos gestores e consultores ao comentar que “muitas famílias não tinham esperança em continuar no campo, mas se encorajaram a investir e hoje agradecem por isso”.
RESULTADOS
Em 2024, foram realizados 37 grupos do De Olho na Qualidade, com 502 famílias e 646 participantes em quatro estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Paraná. “Isso ocorreu pela primeira vez na trajetória do programa, o que demonstra que estamos consolidando esse trabalho, com resultados bem expressivos e que esboçam um caminho próspero”, analisou o gerente de desenvolvimento rural cooperativo da Aurora Coop, Marcos Lopes.
Quanto ao Qualidade Total Rural, foram realizados 22 grupos, com 339 famílias e 409 participantes dos quatro estados. A Sustentabilidade Aplicada em Empresas Rurais formou 10 grupos, com o envolvimento de 155 famílias e de 177 participantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Neste ano, na Capacitação Elétrica, ocorreram duas ações importantes e que se complementaram: a capacitação elétrica disponibilizada pelo Senar/SC (com 52 grupos e 240 participantes) e diagnóstico de eficiência energética realizado pelo Sebrae (com atendimento de 12 propriedades no Rio Grande do Sul e 90 em Santa Catarina). Também ocorreram três oficinas do Resgate de Olho em Santa Catarina, com 58 participantes.
PARCEIROS
O presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, parabenizou todas as cooperativas pelo trabalho realizado e também agradeceu por fazer parte do programa. “Sabem por que nossa região é tão desenvolvida? É fácil de responder, por causa do cooperativismo”, argumentou. Rovadoscki relatou que acompanhou a execução de algumas atividades do programa e que se surpreendeu com a presença dos jovens. “Os resultados apresentados só foram possíveis porque os empreendedores passaram a olhar a propriedade a partir de uma gestão mais profissional. Podemos ir mais longe, por isso continuaremos juntos, porque onde uma cooperativa é atuante o desenvolvimento é maior”, expôs.
Olavo Lazarotto, diretor de negócios do Sicoob Central SC/RS, evidenciou o excelente trabalho realizado em prol dos empreendedores rurais e reforçou a importância de manter e ampliar as ações em todo o país. Ele também destacou a contribuição do cooperativismo na promoção do desenvolvimento. “As cooperativas de crédito foram criadas pelas cooperativas de produção, por isso nossa preocupação está em fazer o crédito consciente, ou seja, não se trata de emprestar dinheiro, mas que esse recurso traga resultado para o associado e sua cadeia produtiva”.
De acordo com o supervisor regional do Senar/SC, Helder Barbosa, é muito positivo observar os resultados obtidos com o programa. “Quando iniciamos era nítido que o cuidado com a propriedade e a organização da atividade eram deixados de lado, porque a prioridade era produzir. Com o tempo os empreendedores rurais perceberam a importância de investirem no embelezamento dos espaços e estabelecer rotinas, processos e controles. Medidas simples, mas que resultam em qualidade de vida e otimização de tempo”, observou.
PROGRAMA
A iniciativa é do Sebrae com o apoio de vários parceiros. Em Santa Catarina com a Aurora Coop, Senar, Sescoop, Sicoob, Cooperalfa, Cooperitaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Copercampos e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1, Copercampos e Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
Fonte: MB Comunicação