As previsões para os próximos anos afirmam que a avicultura industrialda China deve crescer mais rapidamente do que a de suínos, graças às vantagensque a atividade oferece a produtores e consumidores. A indústria avícola já é osetor de proteína animal mais automatizado do país, produzindo 17 milhões detoneladas por ano, o que representa uma fatia de 18% do total global. (Os EUAocupam a segunda posição). O analista Chenjun Pan comenta que as taxas atuaisde consumo e aceitação crescente da carne de frango entre os mais jovens,acarretam em um forte potencial de crescimento. O fato permite à aviculturaindustrial absorver uma parte significativa do mercado consumidor de carnesuína. Em contrapartida, o mercado interno questiona o uso de promotor decrescimento e medicamentos na produção de aves, o que dificulta a totalconquista da confiança do público chinês.
Segundo reportagem do World Poultry,as redes de fast food e o setor decongelados e processados são os protagonistas do futuro crescimento. Aindasegundo a notícia, a indústria chinesa é menos tecnificada do que a dos outrosmercados líderes como EUA, Tailândia ou o Brasil.
A integração está ganhando popularidade, mas o setor ainda apresentagrandes lacunas em termos de gerenciamento, produtividade, segurança dosalimentos e prevenção de doenças. Os surtos observados trouxeram sérias conseqüênciaspara o país no ano passado quando houveram casos de Influenza Aviária e outrasenfermidades que atingiram a produção diversas vezes.
(Avisite) (Redação)